O PAPEL DO SENA…

O PAPEL DO SENAC NA NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Atuação do SENAC Junto ao Ensino Profissionalizante

Entrevista com Paulo do Eirado Dias Filho
Diretor Regional do Senac SE
Especialista em Pedagogia Empresarial

André Pestana: O Planejamento Estratégico do SENAC/SE contempla o avanço e maiores investimentos no Ensino Profissionalizante ?

Paulo do Eirado: O planejamento aponta na direção de ampliar a participação do SENAC no universo do Ensino Profissional e Tecnológico. Trata-se de um plano de ação focado na inovação, no empreendedorismo e na consolidação da aprendizagem comercial como acesso seguro ao mercado de trabalho de forma mais qualificada. Estão previstos investimentos como a criação de novas e modernas unidades do SENAC em Sergipe, contemplando a capital e o interior.  Porém, vivemos em uma sociedade muita dinâmica que nos obriga a rever nossas metas e estratégias com frequência, fazendo dessa forma, com que o nosso planejamento estratégico seja uma peça dinâmica e conectada com as demandas sociais, tecnológicas e culturais.

André Pestana: O mercado de trabalho aponta para oferta de empregos aos profissionais, especialmente em nível de especialização, nas áreas do chamado novo conhecimento. Assim, carreiras como; Biotecnologia, Nanotecnologia, Mídias Digitais, aparecem entre as mais procuradas. Qual a perspectiva do SENAC em atender a essa demanda?

Paulo do Eirado: O SENAC está atento a essas novas demandas e à crescente participação do setor de serviços na composição do PIB, mundialmente. Para enfrentar o permanente desafio da inovação e das mudanças de tendências de mercado, aprimoramos nossas parcerias com as empresas líderes na área de software, a exemplo da Microsoft, Adobe, Corel, Auto Desk, dentre outras, para certificarem nossos serviços. Também desenvolvemos projetos integradores em robótica, desenvolvimento de games, empreendedorismo, lançamentos de foguetes, fotografia analógica/digital e sustentabilidade, visando levar nossa comunidade escolar a desenvolver atitudes colaborativas para o mundo do trabalho, além dos conhecimentos e habilidades muito atualizados. Também entendemos que se deve manter um amplo debate entre nossos colaboradores e instrutores, no sentido de estarmos conectados com a sociedade e os desafios da presente conjuntura, incluindo-se neste contexto,a promoção de palestras e eventos já realizados com ícones brasileiros e internacionais em ciências & tecnologias, como Miguel Nicolelis (Universidade  DUKE – EUA), Marcelo Néri (FGV), Rafael Pereira (Portugal), Valdemar Setzer (USP) e Rodrigo Baggio (CDI).

André Pestana: A chamada Educação Corporativa vem despontando nos últimos 5 anos como uma das mais eficazes formas de capacitação e atualização para os profissionais de nível gerencial e altos executivos. No entanto, os profissionais de nível operacional ainda encontram uma dificuldade maior para que as empresas invistam em sua formação continuada. O SENAC vem encontrando boa receptividade por parte das empresas e associações de classe quanto à procura por esses cursos?

Paulo do Eirado: A educação profissional exige um diálogo firme com as classes empresariais e sindicatos, porque preparar um profissional é muito mais que habilitar uma pessoa para um emprego específico. Assim, nossa formação tende a ser mais ampla que a preparação direcionada a uma oportunidade de trabalho, além de preparar o aluno para os desafios que a profissão abraçada lhe proporcione em qualquer empresa que trabalhe, independentemente da cultura e do nível tecnológico aplicado. Esse diálogo está crescente e sentimos, a cada dia, maior interesse do empresário pelos egressos do SENAC, o que se comprova pela performance do nosso Banco de Oportunidades, que auxilia na colocação dos alunos no mercado de trabalho. É necessário cuidar para que os trabalhadores mais operacionais sejam assistidos por programas de educação continuada, visando o permanente aperfeiçoamento de suas competências laborais, o que fazemos por meio do projeto Itinerários Formativos, que orienta a evolução do trabalhador na direção do crescimento pessoal e profissional. Entendo que é função do SENAC assistir ao trabalhador do comércio, serviços, saúde e turismo em todos os níveis operacionais e gerenciais da melhor forma, como retribuição da confiança que a sociedade nos deposita.

Deixe um comentário